O Congresso, que vem se consolidando como referência internacional ao promover debates de alto nível e servir como espaço para o compartilhamento de ideias e soluções, será realizado de 2 a 4 de novembro.
Faltam 12 dias para a 19ª edição do Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware) e mais de 120 conferencistas já estão confirmados para o evento, que será realizado de 2 a 4 de novembro, no Hotel Golden Park Internacional em Foz do Iguaçu.
Durante os três dias de programação, usuários, desenvolvedores, estudantes, pesquisadores, representantes governamentais e da iniciativa privada terão a oportunidade de participar de aproximadamente 184 atividades, entre palestras, minicursos, workshops, mesas-redondas e outras ações ligadas ao universo do software livre. O Latinoware é organizado pela Itaipu Binacional e pelo Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR).
Buscando trazer o que há de mais atual no mundo da tecnologia, essa edição contará com temas sobre educação 4.0, robótica, mulheres na tecnologia, inteligência artificial, empreendedorismo, desenvolvedores de software (DEV), segurança e muito mais.
Dentre as presenças de peso já confirmadas para o Latinoware 2022, está o ícone do software livre mundial: Jon “Maddog” Hall. Considerado um dos grandes entusiastas do software livre no mundo, Maddog é diretor executivo da Linux International, organização mundial sem fins lucrativos que busca disseminar e promover o Linux e outros sistemas de código livre.
Compondo a trilha de educação, estará presente a professora Débora Garofalo, primeira mulher brasileira e sul-americana a chegar entre as 10 melhores professoras do Mundo no Global Teacher Prize, Nobel da Educação. Vencedora de diversos prêmios, Débora é especialista em Educação 4.0, cursando Mestrado em Educação pela PUC/SP e gestora de Tecnologias da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
O empreendedor social, Tiago Silva, conhecido como “Mochileiro pela Educação” também estará no evento. Tiago é idealizador da jornada pela educação que atua em 3 missões de futuro (1 mundo onde mais jovens leiam, 1 mundo onde mais jovens empreendam e 1 mundo onde mais jovens inspiram). O profissional já percorreu 65 cidades brasileiras, distribuindo cerca de 7.500 livros, e levando a mensagem da educação que salva vidas.
Outro conferencista, da trilha de empreendedorismo, será Thiago Avelino, CTO na Buser e matemático pelo IME-USP. Contribuidor de diversos projetos Open Source, atualmente, seu trabalho é auxiliar líderes (gestores) de engenharia, produto e dados a evoluírem profissionalmente e chegarem onde ele planejou chegar.
Destaques desta edição
De acordo com Marcos Dellazari, colaborador da Itaipu Binacional e coordenador da Latinoware, o retorno do evento ao modelo presencial está sendo aguardado com grande expectativa. “Este ano teremos alguns destaques, como a trilha de inteligência artificial e aprendizado de máquina, o software público e-Cidade, para informatizar e integrar as gestões públicas municipais, a apresentação de artigos científicos dentro do Latin.Science e uma ênfase no empreendedorismo e a criação de novos negócios, além de todas as atrações tradicionais”, contou.
“Teremos conteúdo para todos os gostos e públicos, e esperamos que todos tenham um ótimo evento”, ressaltou Marcos.
Mais participantes confirmados
Além dos palestrantes já citados, confira mais alguns dos conferencistas confirmados para o Latinoware 2022:
João Vilhete Viegas d’Abreu: Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e Negras (ABPN). Doutor em Engenharia Mecânica, Mestre em Engenharia Elétrica, graduado em Engenharia Elétrica/Eletrônica pela UNICAMP Universidade Estadual de Campinas. Atua em robótica pedagógica, educação, robótica, educação, computação, acessibilidade e ensino.
Fábio Souza: Engenheiro com experiência no desenvolvimento de projetos eletrônicos embarcados, é um entusiasta do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento. Com iniciativas como o projeto “Franzininho” e projetos na área de educação, leva a cultura maker para o Brasil capacitando e incentivando professores e alunos a usarem tecnologia em suas vidas.
Alfredo Kleper Lavor: Economista, co-fundador da startup Intradebook para negócios internacionais com usuários em mais de 140 países e aprovada pela ONU, mentor dos Programas 100 Open Startups, Salto Aceleradora/Impact Hub, 100kLatam e SINOVA UFSC Startup Mentoring. Atualmente trabalha na Gerência de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento da Eletrosul, com foco em comércio internacional e inovação.
Sérgio Accioly: Empreendedor de Gente, Coordenador do Projeto Mentoria, Docente de Graduação e Pós-Graduação do Centro Universitário Tiradentes, mentor da Startup T-Hand voltada para o aprendizado em Libras.
Diandra Martini: Analista de relações internacionais, mestre em Ciência Política e sócia da empresa O.S. Systems, está à frente do setor comercial como Head de negócios com a missão de promover e comercializar projetos Open Source. A empresa que já atua no mercado de Linux embarcado há mais de 20 anos.
Otavio Salvador: Palestrante do Latinoware nos últimos 15 anos, começou cedo e hoje é empresário, escritor e CTO na O.S. Systems Development Lab.
Inscrições
Para saber a programação completa do congresso basta acessar o site: https://latinoware.org.
As inscrições para o evento continuam abertas e podem ser realizadas pelo mesmo endereço ao valor antecipado de R$ 25,00.
Patrocinadores e Apoiadores
O congresso conta ainda com o apoio de diversas empresas, instituições e comunidades, que oferecem divulgação, oficinas, profissionais que participam do evento e palestrantes. A grade de patrocinadores é formada pela Academia de Forense Digital (AFD), OnlyOffice e E.Tech Brasil.